domingo, 10 de fevereiro de 2008

Estação do trem-bala no Manejo

Como morador do Bairro Manejo e conhecedor profundo do seu potencial de crescimento, quero deixar bem claro aos engenheiros da empresa carioca Sinergia, que estão trabalhando em parceria com ingleses para definir o traçado do trem-bala que ligará o Rio a São Paulo, que a estação de Resende deve e pode ser construída aqui no meu bairro.

A nossa via principal, a Avenida Cel. Mendes, uma das mais movimentadas do pedaço e que de forma assombrosa e impressionante está se tornando numa verdadeira uol strit, tem até um terreno vazio onde na semana passada foi implodida uma residência, bem em frente à Igreja Metodista.

É um local ideal pra se fazer ali a boca de uma estação subterrânea que serviria não apenas para o trem bala, mas também para as extensões dos metrôs do Rio e de São Paulo, já que o terreno aparenta ter uns 15 metros de frente para a avenida por uns 30 metros de fundura, fica próximo de uma farmácia, dois supermercados, uma padaria, uma meia dúzia de lanchonetes, entre fixas e aquelas que só aparecem ao entardecer e permanecem abertas até de madrugada, dois locais onde se vendem frangos assados, uma loja especializada em artigos de macumba, uma loja de 1,99, uma igreja católica, cinco igrejas evangélicas (Óia só que beleza!), dois postos de gasolina, um big de um restaurante, sete botequins, nos quais estão instaladas umas dez mesinhas de sinuca e umas trinta máquinas caça-níqueis, várias lojas tira-cópias com papelaria e tudo, uma porrada de clínicas médicas e veterináricas, centros de ginástica e de re-habilitação.

Ah! ia me esquecendo! Tem também três agências bancárias, por enquanto, um loteca, que não deixa de ser uma agência da Caixa Econômica, umas dez revendedoras de veículos e de motos, oficinas mecânicas, umas dez lojas de materiais de construção, inclusive elétricos, revendedoras de gás embujãozado, uma loja de ervas pra tudo quando é tipo de pomada pra perebas e inchações, ungüentos e chás, e três pontos de bicho conhecidos, todos comandados por anotadores muito sérios!

Na parte superior do túnel, a partir do nível do asfalto da avenida, poder-se-ia erigir um prédio como o da foto à esquerda, a torre Burj Dubai, localizada em Dubai (Emiratos Arabes Unidos), com 705 metros de altura, 160 pisos, conclusão prevista para 2008 e que, quando concluída, possuirá uma superfície total de 500.000 m² e se constituirá no maior centro comercial do mundo. Os arquitetos se inspiraram nas influências culturais da região para o desenho do edifício e a sua base evoca uma flor do deserto local com suas pétalas abertas. No nosso caso, no lugar da flor do deserto, sugiro uma forma de banana ou de coco da Bahia, mais condizentes com os nossos costumes, não ficaria legal?

Entretanto, aproveitando não o momento de exacerbado ufanismo ou nacionalismo, - Claro! Nem pensar nisso! A humildade deve sempre nortear nossos pensamentos e atitudes. - deve-se atentar seriamente para – Porquê não? – se construir logo o prédio mais alto do mundo, superando a Bionic Tower, a da foto à direita, que será erigida em Shanghai, na China, com altura de 1228 metros de altura, 300 pisos, conclusão prevista para 2020 e que, na realidade, trata-se de uma cidade vertical para cerca de 100.000 pessoas, comportando quase de tudo, de comércio e de serviços.

Para ganharmos esse páreo, poderíamos acrescentar mais meio metro na construção, simplesmente para não ofender em demasia nossos amigos chineses.

Em ambos os casos, sugiro que se preste atenção nos projetos, já que eles exigirão uma área maior do que aquela sugerida. Talves desapropriando todo o quarteirão, sei lá! Isso é problema dos engenheiros! Vão querer que eu pense em tudo? Já não foram suficientes as minhas sugestões até aqui?

E de antemão vou logo avisando: eu DISCONCORDO (parafraseando o Vladimir, ex-meia do Corinthians), como eu dizia, eu DISCONCORDO PEREMPTORIAMENTE dos moradores de Campos Elíseos de que a estação do trem-bala deva ser construída sobre as ruínas da velha estação ferroviária. Aquela zona de tráfego ferroviário, toda ela, tem que dar lugar à expansão desse laborioso bairro, onde só mora gente fina, mas que aos domingos e feriados fica entregue às moscas, sem um lugar para tomar pelo menos um cafezinho. E que quando passa um trem naquela reta de linha férrea, não deixa os moradores da Vila Araújo dormirem, coitadinhos!. Satisfeitos? Cocei o ego de todos?

Então, batam palmas pra mim i bibida prus músicus! Estarei amanhã, após as 18:00 horas, no escritório comunitário central da cidade - Gospe Grosso (Que já deveria ter aberto uma filial no meu bairro!) - para discutir pessoalmente, com quem quer que seja, sobre qualquer tópico ventilado aqui.

4 comentários:

Anônimo disse...

Norival,

foi um prazer conhecer seu NOVO blog. Estive no velho vasculhando.
Temos desde já amigos (virtuais) comuns: Ery, Valter, FernandoS,Lord, entre outros!
Foi uma honra te-lo no Varal.

Forte abraço e sucesso na nova casa!

Norival R. Duarte disse...

Oi, Eduardo!

Obrigado pela visita, o que me deixa deveras vaidoso, e saiba que, para mim, é uma felicidade enorme poder tomar conhecimento de tantos blogs interessantes como os que você citou, assim como o seu, e de todos poder participar indiretamente com os meus comentários.

Devo lhe dizer ainda que você acendeu uma chama de inspiração em mim que certamente me levará a criar um novo blog (Estou lhe falando de primeira mão!), voltado para um único tema, aliás dois, que sempre estão lado a lado, nos moldes do Varal de Idéias que, conforme disse em outro comentário, considero espetacular.

Um grande abraço e nunca deixe de postar, Norival.

jayme disse...

Acho o projeto excepcional. Freqüentarei o trem amiúde.

Norival R. Duarte disse...

Oi, Jayme!

Como sempre, muito espirituoso!

Cacete! Nem a minha mulher está sabendo do meu novo projeto!

Obrigado pela visita! Tô todo orgulhoso.

Um grande abraço, Norival.