sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Notas do site Canjicas

Canjicas é um site cujo titular é ou era o Dr. Porfírio Caetano das Neves.


Existem locais que a gente encontra quando navega pela Internet que atiçam de certa forma a nossa curiosidade, transformando o que seria uma rápida visita em uma verdadeira expedição exploratória.




Refiro-me àqueles sites e blogs que descobrimos e que não conseguimos deixar de explorá-los por um bom tempo quando do nosso atracamento neles, chegando até aos limites em que a nossa procura e interesse sejam recompensados por achados insuspeitados e imprevisíveis, com a realização do encontro de coisas e fatos que preenchem ou complementam buracos negros dos nossos conhecimentos.

É o que se deu comigo ao encontrar em setembro do ano passado o site Canjicas, um dos muitos incluídos num grupo de blogueiros que se reúnem em uma tribo virtual chamada de Wunderblogs, e acreditem, não sosseguei até navegar por ele todo, tal a beleza de seus textos, compostos de crônicas e comentários escritos de forma às vezes soberba, no sentido de magnífica, outras num tom coloquial, aqui nos dando a impressão de estarmos conversando frente a frente com o autor, outras, finalmente, utilizando uma linguagem humorística que poucos, mas muito poucos mesmo, conseguem se expressar da mesma forma. O seu titular é o Dr. Porfírio Caetano das Neves que, ao que tudo indica, encerrou as atividades do seu site
em agosto de 2006, o que seria uma pena ou, desgraça maior, faleceu, morreu, o que se constituiria numa perda irreparável.

Avento essa hipótese por que naveguei rapidamente por alguns dos vinte e poucos blogs e sites do
Wunderblogs , todos do mesmo naipe do Dr. Porfírio, e não encontrei uma referência sequer sobre o desaparecimento dele e da paralisação do seu site. E eu tenho a mania, que se confunde com uma baita birra mesmo, de ler tudo quando é comentário. Comigo não escapa um, já o disse aqui algumas vezes. O que ele postou até fevereiro de 2006 permanece lá, uma coletânea maravilhosa de crônicas do dia-a-dia, críticas políticas e literárias mordazes, a explicação do inusitado que passa batido por uma visão comum, como uma coisa simples, mas que se transforma em algo realmente interessante e maravilhoso sob a sua visão microscópica, que enxerga o que ao simples observador é negado.

Eu, cá com meu blog, vou passar a jogar a minha tarrafa no lago dele e passar a reproduzir aqui o que acho interessante do seu site. Pra mim será um trabalho gratificante e longo pois tudo lá é interessante, daí... Espero que ele, esteja onde estiver, não se aborreça comigo e aprove essa minha decisão que sempre será acompanhada dos devidos e mais do que merecidos créditos, como é de meu hábito.

Se alguém tiver alguma notícia dele, peço, encarecidamente, que me comunique.

Abaixo, algumas pérolas que capturei nesse site. Boto toda a minha fé de que será do agrado de todos!

Aqui, a introdução de uma crítica literária:


“Quarta-feira, 27 de fevereiro de 2006

Eros uma vez...

Por curiosidade resolvi comprar o livro “Triângulo no ponto”, de autoria de S.Exa. o Min. do STF Eros Grau. Pra quem não conhece (ignorante!), o ministro é professor titular da Universidade de São Paulo, foi indicado para a mais alta corte do país pelo Presidente Lula e o “Triângulo” é seu primeiro romance. Vocês sabem que sou um reles barbeiro com uma quedinha pela literatura e que por isso mesmo, como diria o saudoso cel. Ponciano de Azeredo Furtado, não sou homem de intromitências em assuntos de alta questionação, talqualmente a crítica literária.”

O resto tá lá e é imperdível!

Algumas pinceladas feitas ao acaso no baú dele:

- Eu respeitaria mais o Gianotti e o Comparato se, por exemplo, eles fossem flagrados numa suruba com 12 anãs acrobatas.

- As opiniões dos intelectuais brasileiros são exatamente as mesmas dos pedreiros brasileiros, só que com um vocabulário mais rico.

PCN: - É verdade que você bebe muito?

FDR: - Olhe. Eu bebo pouco. Mas o pouco que eu bebo me transforma em outra pessoa, que bebe pra cacete.

PCN: - É verdade que você considera a Idade Média a melhor época da humanidade para se viver?

FDR: - Com certeza foi. Desde que, claro, você não pisasse num prego enferrujado ou pegasse gonorréia.

- Ah, sim. Há uma terceira lição: nunca votar em gente de língua plesa.

I bibida prus músicus!

Nenhum comentário: