quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

New solar sistem a 5.000 anos-luz da terra

ROMA, 14 FEV (ANSA) - A 5 mil anos-luz da Terra existe um sistema planetário similar ao nosso Sistema Solar, revelou uma descoberta, publicada na revista Science, feita por um grupo internacional de pesquisadores composto por cientistas de 11 países.

O sistema é composto por dois planetas gigantes gasosos (similares a Júpiter e Saturno em dimensão e distância de sua estrela), mas menores com relação à maioria dos mais de 200 planetas extra-solares descobertos até hoje.

A estrela também é muito pequena, cerca da metade do Sol. Trata-se de um sistema solar em miniatura.

O novo sistema lembra a nossa família planetária, revelaram Mario Di Sora e Franco Mallia, respectivamente diretor e vice-diretor do observatório de Campo Catino, na Itália, que participaram do projeto.

-----------------------

E eu, treisantionti (treisantionti é igual a antionti de onti, por isso, treisantionti), exatamente às 02.01 horas da madrugada, há umas quarenta horas antis daquele toró desgraçado que caiu em Resende, que foi antionti, e cujas conseqüências, que poderiam ter sido sinistras, mas não o foram tanto assim - Aleluuuuia, Irmãos! – e que podem ser vistas nesta espetacular série de fotos feitas pelo maior fotógrafo do sul-fluminense, o Otacílio Rodrigues, que está virando astro de TV, conjuntamente com a Nice Pinheiro e o Pedro Luz, de acordo com este vídeo da Band e que saiu num noticiário dela por estes dias, e cujo o qual vídeo já está à disposição de todo o planeta através do youTube (Ai! Pombas! Me enrolei novamente! Ando com um desvio cerebral - Só pode ser! - trocando o Otacílio Rodrigues pelo João Sabóia. O vídeo captura imagens do João Sabóia, da Nice Pinheiro e do Pedro Luz. Neca do Otacílio Rodrigues. Me desculpem e como não sei deletar vídeos, agora fica aí mesmo), voltando... saí pro quintal da minha casa armado de um cigarro acesso na boca e a minha câmara fotográfica, uma Olympus Trip-35, que comprei em 36 prestações no Magazin Tufick, do Munir, ali no calcanhar da ladeira da Rua Luiz Barreto, no centro da cidade, em 02.07.1971, um inesquecível sexta-feira, dia da minha despedida de solteiro, e, como dizia, saí pro quintal com a minha câmara fotográfica, tomei posição, me agachei pra melhor centralização da imagem do céu que eu queria perpetuar per saecula saeculorum, amém, e também pra ficar menos trêmulo, já que havia tomado umas manguaças no meu boteco do coração, aqui no Manejo, o Bar e Snoker Manejo (É snoker mesmo, e os donos não admitem nenhuma invocação sobre isso, são uns babacas, metidos a bestas, dizem que são brabos e coisa e tal, de poucas palavras e são oriundos de alguma grota perdida lá dos fundos de Bulhões), - Ora, Mané! Onde é que eu estava mesmo ? Ah! Mealembreime! - cujo o qual bar fica em plena Uol Strit, bem, enfim, havia tomado umas manguaças em homenagem a não sei mais quem, e mirei, ah!, também com o cigarro acesso na boca, mirei bem na ponta do Pico do Itatiaia e tirei a maquinííííííífica foto desse tal sistema solar, que postei aqui do ladim, e que agora dizem ter descoberto, revelando, a minha foto, a sua real existência e cuja alvissareira notícia foi publicada hoje, na antecipação deste meu sacrificado texto complementar. (Crica sobre a imagem que ela se ampria e aí dá pra ver o seu solzinho, bem no centro da foto, em todo o seu explendor. Devo e quero lembrar que usei a minha máquina na rotação máxima!

Querem disconcordar comigo? (Eu amo de paixão essa palavra disconcordar, que foi dita pelo Vladimir, ex-meia do Corinthians, em uma entrevista à Rádio Record, assim, ó: "EU DISCONCORDO COM O QUE VOCÊ DISSE!" e que está inserida numa postagem minha, feita aqui neste mesmo pedaço. Cutuca aqui, ó, que você cai nela. Não é nenhuma arapuca, nenhum xaveco, não! Cutuca, vai!).

Se disconcordarem comigo, apresentem-me seus contra-argumentos, suas réplicas, porque eu já tenho preparadas as minhas tréplicas. Comigo é dianssim: escreveu não leu, o pau comeu!

Falta a gente batizar o novo sistema solar. Que tal Sistema Plutônico, em homenagem ao nosso querido planeta Plutão, que não é mais planeta, por ter sido rebaixado dessa patente - jeito de falar típico na nossa cidade, cheia de milhares de milhitares, ops!, queria dizer militares, tudo gente fina, muito legais, um privilégio tê-los entre nós, eles, que são oriundos de todos os cantos desse imenso Brasil, respirando do mesmo ar ainda um pouco puro que desce da Serra da Mantiqueira como que a nos abençoar e a nos refrescar - retornando... rebaixado dessa patente - se quiserem, podem usar o termo "classificaçao astronômica", fica mais erudito - pegando a estrada outra vez e substituindo patente por classificação astronômica... rebaixado dessa posição astronômica por um desgraçado de um uruguaio presidente das ESUSS (Escolas de Samba Unidos do Sistema Solar)? Jamais vou me conformar com isso! Tadinho do Plutão! Ele não merecia tamanha humilhação! Mas não tem nada, não! Prá mim ele sempre foi e sempre será um planeta. Pelo menos lá as coisas são mais tranqüilas do que aqui na Terra.

I bibida prus músicus!

2 comentários:

NICE PINHEIRO disse...

rsrsrs...Norival, se vc estava ou não "manguaçado" não sei, mas o texto está incrível! Adorei! rsrsrsrs....Eita inspiração, hein!?
bjs

Norival R. Duarte disse...

Querida Nice:

Tava manguaçado não, viu? É que o espírito - Aleluia, irmã!" - inicial da idéia de montar este post já nasceu pensando em sacanagem, daí...

Brigado pela visita, com a qual ganhei o meu dia de blogueiro!

Beijocas, Norival.