segunda-feira, 21 de abril de 2008

O Laço e o Abraço

Nunca tinha reparado pronto:
Está dado o laço.
Como é curioso um laço...

Uma fita dando voltas que se enrosca mas não se embola.
Vira, revira, circula e assim como um abraço,
Coração com coração, tudo isso cercado de muito braço.

É assim que é o laço:
Um abraço no presente, no cabelo, no vestido,
Em qualquer coisa que faço.

E quando puxo uma ponta, o que é que acontece?
Vai escorregando, devagarzinho,
Desmancha, desfaz o abraço.

Solta o presente, o cabelo...
E na fita, que curioso,
Não faltou nenhum pedaço.

Ah! Então é assim o amor, a amizade.
Tudo o que é sentimento?
Como um pedaço de fita?

Enrosca, segura um pouquinho,
Mas pode desfazer a qualquer hora,
Deixando livre as duas pontas do laço.

Por isso é que se diz:
Laço afetivo, laço de amizade.
E quando alguém briga, então se diz:
Romperam-se os laços.

Assim é o amor:
Não prende, não escraviza,
Não aperta, não sufoca,
Porque quando vira nó,
Já deixou de ser laço.

~.~.~.~.~.

Desejo a você um laço bem dado
E um abraço apertado,
Nesta semana que se inicia
Com este belo feriado.

Os versos anteriores, em preto, retirei-os de uma mensagem em power point recebida da amiga Sandra de Andrade e que eu, tão rápido terminei de ver, resolvi desmontá-la com as ferramentas do embevecimento que ela mesma, a mensagem, me forneceu. É que achei que o poema que eles compõem constitui algo de maravilhoso exprimido na nossa língua, construindo um texto que, tal como a fita do laço, permite que algumas palavras escorreguem e mudem de posição de forma suave e envolvente, rodopiando como numa dança de valsa. Eu adoro esse estilo e – Juro! – tenho uma inveja - No bom sentido! – desgraçada de quem consegue fazer coisas tão bonitas.

E porque achei esse poema maravilhoso, porque me alegrei com a dança de suas palavras, poucas, mas suficientes para fornecerem uma analogia antológica entre o amor, o laço e o abraço, decidi pregá-lo no meu blog. Et c’est fini!

Na mensagem, os versos se sobrepõem a belas fotos e a seqüência dos slides rola sobre uma música de fundo espetacular. Não há nomes para os merecidos créditos. Se você desejar receber essa mensagem, mande-me o seu email para o respectivo envio ou manifeste o seu desejo num comentário, aqui mesmo, no final do post. Você gostará! Experimente!

- - - - - - - - - - - - - - -

- Fonte: De um email da minha amiga Sandra de Andrade.

- I bibida prus músicus!

Update em 15/04/2011: O autor deste texto é o fabuloso Mário Quintana, conforme me informou a minha amiga Margarida Ferraz, pelo seu email de 10/05/2011.

Nenhum comentário: