quinta-feira, 15 de maio de 2008

Minha mãe como minha professora

Homenagem a várias gerações de verdadeiras e heróicas educadoras

- Que falta que elas fazem!

Aprendi muitas coisas com a minha mãe e noto que a educação hoje em dia é bem diferente. Me recordo, entretanto, que não houve nada de errado com as surras e broncas que levei. (E acrescento: doíam menos que a indiferença...)

Minha mãe me ensinou a valorizar o sorriso...

“- Me responde de novo e eu arrebento os seus dentes!”

Minha mãe me ensinou a retidão...

“- Eu ajeito você nem que seja na pancada!"

Minha mãe me ensinou a dar valor ao trabalho dos outros...

"- Se você e seu irmão querem se matar, vão pra fora. Acabei de limpar a casa!

Minha mãe me ensinou lógica e hierarquia...

"- Porque eu digo que é assim! Ponto final! Quem é que manda aqui?"

Minha mãe me ensinou o que é motivação...

"- Continua chorando que eu vou lhe dar uma razão verdadeira pra você chorar!”

Minha mãe me ensinou a contradição...

“- Fecha a boca e come!"

Minha mãe me ensinou sobre antecipação...

"- Espera só até seu pai chegar em casa!"

Minha mãe me ensinou sobre paciência...

“- Quando chegarmos em casa você vai ver só!”

Minha mãe me ensinou a enfrentar desafios...

"- Olhe para mim! Me responda quando eu lhe fizer uma pergunta!"

Minha mãe me ensinou sobre raciocínio lógico...

"- Se você cair dessa árvore vai quebrar o pescoço e eu vou lhe dar uma surra!"

Minha mãe me ensinou medicina...

"- Para de ficar vesgo, menino! Pode bater um vento e você vai ficar assim para sempre."

Minha mãe me ensinou sobre o reino animal...

“- Se você não comer essas verduras, os bichos da sua barriga vão comer você!”

Minha mãe me ensinou sobre sexo...

"– E como você acha que você nasceu?”

Minha mãe me ensinou sobre genética...

"- Você é igualzinho ao seu pai!"

Minha mãe me ensinou sobre minhas raízes...

"- Tá pensando que nasceu de família rica, é?"

Minha mãe me ensinou sobre a sabedoria da idade...

"- Quando você tiver a minha idade, você vai entender!"

Minha mãe me ensinou sobre justiça...

"- Um dia você terá seus filhos, e eu espero que eles façam pra você o mesmo que você faz pra mim. Aí você vai ver o que é bom!"

Minha mãe me ensinou religião...

"- Melhor rezar para essa mancha sair do tapete!”

Minha mãe me ensinou o beijo do esquimó...

"- Se rabiscar de novo, eu esfrego seu nariz na parede!"

Minha mãe me ensinou contorcionismo...

"- Olha só essa orelha! Que nojo!

Minha mãe me ensinou determinação...

"- Vai ficar ficar aí sentado até comer toda a comida!"

Minha mãe me ensinou refinamento gastronômico...

"- Se não comer a couve, não ganha mais ovo frito!"

Minha mãe me ensinou habilidades como ventrílogo...

"- Não resmungue! Cala essa boca e me diga por que é que você fez isso?"

Minha mãe me ensinou a ser objetivo...

"- Eu ajeito você numa pancada só!"

Minha mãe me ensinou a escutar...

“- Se você não abaixar o volume, eu vou aí e quebro esse rádio!"

Minha mãe me ensinou a ter gosto pelos estudos...

“- Se eu for aí e você não tiver terminado essa lição, você já sabe...”

Minha mãe me ajudou na coordenação motora...

"- Ajunta agora esses brinquedos! Pega um por um!"

Minha mãe me ensinou os números...

"- Vou contar até dez. Se esse vaso não aparecer, você leva uma surra!"

Brigadão, Mãe... Deus lhe pague!

Seu filho, Norival.

- Lembranças trazidas à tona pela minha amiga Célia Borges.

Nenhum comentário: