sábado, 26 de julho de 2008

Ordenação Presbiteral em Resende

Meu amigo Edson Siqueira da Silva, de tantos anos que já nem me lembro de quando nossa amizade começou, recebeu hoje o Sacramento da Ordem da Congregação da Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, no Grau de Presbítero, pela imposição das mãos e Oração Consecratória de Sua Excelência Revmo. Dom Dimas Lara Barbosa, Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro, em cerimônia realizada na Igreja do Cristo Ressuscitado, na Vila Julieta, pertencente à Paróquia de Santa Cecília, cuja sede se localiza no meu Bairro Manejo.

O convite para essa festa nos foi entregue pelo próprio Edson, que naquele momento ainda não era padre mas que também não conseguia esconder a sua alegria por essa realização pessoal, a qual imaginamos que envolve igualmente todos os seus familiares e os integrantes da Ordem e os da própria Paróquia de Santa Cecília.


Para todos os seus amigos e para os católicos em particular, todos aqueles que, enfim, sempre conviveram e ainda convivem com ele nas suas escolhas e obrigações fora ou dentro do universo que a Igreja Católica oferece aos seus fiéis, essa cerimônia é sobremaneira enternecedora, pungente e inesquecível, porque tem um significado especial quando, no transcorrer da missa de ordenação presbiteral e participando dos seus rituais, diferentes de uma missa comum, mas nem por isso menos importante do que as demais cerimônias, vemos um conhecido sendo abençoado com uma graça pela qual tanto lutou até chegar hoje ao seu ordenamento como padre, o que há uns dez anos sequer imaginaríamos com essa jubilação.

Foi no transcorrer desse período que realizou seus estudos para atingir e concluir essa etapa, iniciada quando tinha seus 47 anos, quando tomou a decisão que o levaria à Congregação da Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, ali permanecendo até os eventos de hoje.

Até então, era um laborioso comerciante no nosso bairro e nada indicava a sua vocação para o sacerdócio, mesmo sendo um crente cumpridor das suas obrigações religiosas.

Membro de família numerosa residente em nossa cidade, toda fiel em torno dos preceitos e orientações da Igreja Católica, veio ainda jovem de Mauá e aqui cresceu, trabalhou e descobriu um dia a sua vocação sacerdotal, no que mais tarde foi acompanhado por outros dois irmãos mais novos do que ele.

Quando nos comunicou, naquela época, a sua decisão de abandonar tudo o que possuía até então para buscar a sua realização espiritual, o fato nos deixou entre surpresos e maravilhados porque, a partir dali, deixava o mundo material, para o qual sempre vivera, numa situação relativamente tranqüila, e começava a trabalhar na missão mais difícil da sua vida: cativar almas em nome Daquele que representa tudo o que os pensamentos - os dele e os nossos - possam imaginar e querer, para a Sua glória e de Seu Filho Jesus Cristo.
.
Que Deus o abençoe e que ele cumpra as suas metas, quiçá um dos maiores projetos da sua vida, são os meus votos e os da minha família ao agora nosso querido Padre Edson.

E que comemore bastante a sua ordenação presbiteral, porque fez jus a ela e porque assim deve ser, segundo os desígnios de Deus.
.

Nenhum comentário: