quinta-feira, 27 de novembro de 2008

O mistério da forma de alumínio

Sempre que eu avistava em alguma gôndola ou prateleira de supermercado ou loja de artigos domésticos esta forma de alumínio redonda, com o seu enorme cone central, ficava me perguntando pra que tipo de bolo, torta, cuscuz, pudim ou outro quitute ela colaboraria para a sua feitura.

Falando francamente, desde quando(?) descobri que sou um ser pensante – e lá se vão uns sessenta e bordoada de anos – a curiosidade sempre andou trepada no meu cangote e constantemente me incitou a procurar a razão sobre tudo o que me cerca.

Dentre as minhas maniiiias, uma é gostaaaar de vocêêê... Eita, Flávio Cavalcanti! Lembrei na hora, mas deixemos isso pra lá! Então, como dizia, uma das minhas manias, pouquíssimas, é a de me aventurar pela cozinha e aí preparar as minhas gororobas. Nos primeiros anos, na dos meus pais, onde a minha mãe foi e é a maior mestra. Já casado, as aventuras passaram a ocorrer na minha própria casa, naturalmente autorizado pela dona Luísa. E agindo nesse ambiente, ou seja, cozinhando, pinto e bordo, salgando demais, às vezes; colocando óleo, manteiga ou açúcar demais, também às vezes; mas sempre procurando me aprimorar para que a minha comida seja cada vez melhor, para gáudio próprio, da minha família e de eventuais visitas e bicos de luz. Que no fundo, no fundo, redunda pro progresso do Brasil.

Pensava, até recentemente, que conhecia todos os utensílios de uso culinário doméstico, até que me deparei novamente com a forma de alumínio redonda com o enorme cone alto na sua parte central. Desta vez, diferentemente de todas as outras vezes em que a vi, mas não me atrevi a tocar nela, apanhei-a e a rodei, olhei-a por cima e pelos fundos e - Cacilda! – encontrei uma etiqueta colada na parte interna do cone, indicando o seu preço e – Maravilha! – a sua finalidade.

Adquiri-a de imediato e como era de manhã ainda, preparei o almoço com o belengo feito nela como prato principal, que ficou lindo, lindo, gostoso, gostoso, e merecedor das palmas de todo mundo que estava presente: minha mulher e eu.

Pô! Tenho que sair e hoje não dá pra acabar esta reportagem. Continuo outra hora. Por enquanto, convido você, que talvez não saiba pra que serve a forma redonda de alumínio com o enorme cone central e não tem uma na sua cozinha, ou na cozinha da sua mãe, nunca viu uma, ou se já viu não teve interesse em saber pra que servia, a conjeturar sobre a sua real finalidade. Você poderá ficar boquiaberto, como eu, com o produto final que ela proporciona, que prometo mostrar em fotos numa das próximas reportagens da série.

- I bibida prus músicus!

2 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Sr.Norivaldo, "o mistério da forma de alumínio" é, sem dúvida, uma reportagem muito interessante, especialmente porque a maioria das pessoas desconhece a finalidade da mesma. Mas, no auge dos meus 45 anos, tenho uitilizado, e muito, este utensílio, aprendi com minha mãe há algumas dezenas de anos, pois há muito tempo me aventuro na arte de cozinhar. Mas o que me levou a postar esta mensagem, é que me lembrei de uma senhora minha amiga, que se estivesse entre nos hoje estaria com aproximadamente 90 anos. Pois bem, deixemos sua idade para lá e voltemos ao caso da forma de cone. Muito bem, esta senhora, no alto dos seus 72 anos viu este utensílio em minha casa, exatamente em cima da mesa, em um dia de domingo que fora almoçar com minha família (eu, meu marido e minhas três filhas), ao ver a dita cuja da forma de cone alto exclamou sem o menor pudor: "meus Deus, uma forma de estuprar frango". Não tive como conter o riso. Após tantos anos, ainda possuo a mesma forma, e nela faço um frango sem gordura, que fica altivo sentado no cone (coitado!), e ainda hoje, a cada vez que a uso, me lembro de minha velha amiga, que infelizmente já foi para... sabe-se lá, mas deve ainda exclamar a frase sobre o meu utensílio cada vez que me fazendo um belo frango/pato/peru assado.
Abraços
Cristina Salomão

Norival R. Duarte disse...

Prezada Senhora Cristina Salomão:

Grato pela sua visita e pelo comentário deixado aqui e que, na falta do que escrever em continuação a esta postagem, foi aproveitado integralmente por mim na postagem de acabamento da matéria, publicada em 21.12.2008.

Se tiver mais um tempinho disponível, dá um pulinho lá, só pra conferir! O endereço eletrônico é http://norrivalduarte.blogspot.com/2008/12/o-mistrio-da-forma-de-alumnio.html .

Grande abraço, bom restinho de domingo e uma uótima semana pra senhora e sua família.