sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Pérolas processuais

Do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, em Portugal: Sentença proferida em 1487, no processo contra o Prior de Trancoso - Autos arquivados no armário 5º, maço 7:

"Padre Francisco da Costa, prior de Trancoso, de idade de 62 anos, será degredado de suas ordens e arrastado pelas ruas públicas nos rabos dos cavalos, esquartejado o seu corpo e postos os quartos, cabeça e mãos em diferentes distritos, pelo crime que foi argüido e que ele mesmo não contrariou, sendo acusado de ter dormido com 29 afilhadas e tendo delas 97 filhas e 37 filhos. De cinco irmãs, teve 18 filhas; de nove comadres 38 filhos e 18 filhas; de sete amas teve 29 filhos e cinco filhas; de duas escravas teve 21 filhos e sete filhas; dormiu com uma tia, chamada Ana da Cunha, de quem teve três filhas, da própria mãe teve dois filhos. Total: 299, sendo 214 do sexo feminino e 85 do sexo masculino, tendo concebido em 53 mulheres".

A pena não foi cumprida porque El-Rei D. João II lhe perdoou a morte e o mandou pôr em liberdade aos 17 dias do mês de Março de 1487 e guardar no Real Arquivo da Torre do Tombo esta sentença, devassa e mais papéis que formaram o processo.

Esta é apenas uma das pérolas processuais publicadas às terças e sextas-feiras no site Espaço Vital. Mais algumas delas:

Certidão lançada por um oficial de Justiça, em Passo Fundo, após efetuar uma penhora:

"Penhorei uma mesa de comer velha de quatro pés".

De uma informação do carteiro, ao devolver título à Caixa Federal:

"O sacado não foi encontrado porque morreu, porém a viúva continua com o negócio aberto".

De uma petição inicial, em ação acidentária, na comarca de Novo Hamburgo:

"Os movimentos dos cotos de amputação estão bastante comprometidos. A força prensora palmar inexiste e as pinças digitais não se concretizam com nenhum dedo, pois, infelizmente, perdeu todos".

Trecho literal de petição inicial, em ação de indenização, na 7ª Vara Cível de Porto Alegre, relativa a agressão sofrida por freqüentador de boate:

"Meu cliente levou um soco nos oios, uma garrafada nos cornos, um chute no saco e algumas pauladas na bunda".

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

- Capturei este post no blog do Carlos Alberto Teixeira, que o publicou no site do GloboOnline em 07.03.2004.

...Lamentavelmente, este grande blogueiro desapareceu da relação de seus colaboradores. Mas está em endereço novo, no Catalisando.

- O Espaço Vital, site onde o Carlos Alberto encontrou este post, desapareceu da Internet.

- I bibida prus músicus!

Nenhum comentário: