domingo, 1 de fevereiro de 2009

Emergência x Celular

Comunicado de utilidade pública
.
As ambulâncias e emergências médicas perceberam que muitas vezes, quando no atendimento de acidentes nas estradas ou mesmo nas cidades, a maioria dos feridos têm um celular consigo. No entanto, na hora de intervir para esses pacientes, não sabem qual a pessoa a contatar na longa lista de telefones existentes no celular do acidentado.
.
Para tal, a Cruz Vermelha lança a idéia de que todas as pessoas acrescentem na sua longa lista de contactos o NÚMERO DA PESSOA a contatar em caso de emergência e que deverá ser feito da seguinte forma: “AA Emergência” (as letras AA são para que este contacto apareça sempre em primeiro lugar na lista de seus contactos).
.
É simples, não custa nada e pode ajudar muito a Cruz Vermelha ou a quem nos socorre. É tão somente mais um dado que registramos no nosso celular e que pode ser a nossa salvação.
.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

- Brigado, Neide!

- I bibida prus músicus!

2 comentários:

Ministério da Saúde disse...

Prezado blogueiro,

Não há nenhuma orientação por parte do Ministério quanto a isso de que as pessoas disponibilizem em seus celulares contatos de parentes que devam ser acionadas em caso de emergência.

A ligação é atendida por técnicos na Central de Regulação Médica que identificam a urgência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o primeiro diagnóstico da situação iniciando o atendimento com orientações sobre as primeiras ações ao paciente, ou à pessoa que realizou a chamada.

Ao mesmo tempo, o médico regulador avalia qual o melhor procedimento para o paciente: orienta a pessoa a procurar um serviço de saúde adequado à solicitação; designa uma ambulância de suporte básico de vida, com auxiliar de enfermagem e socorrista para o atendimento no local; ou, de acordo com a gravidade do caso, envia uma ambulância com médico e enfermeiro, equipada com todo suporte de atendimento intensivo.

O SAMU 192 – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência deve ser chamado pelo telefone 192, o atendimento funciona 24 horas por dia e a ligação é gratuita.

Atenciosamente,
Ministério da Saúde

Para mais informações: fernanda.scavacini@saude.gov.br

Norival R. Duarte disse...

Obrigado, Sra. Fernanda Scavacini, pelas suas informações que, certamente, poderão ajudar, em caso de necessidade, os amigos que visitam o meu blog.

Aproveito para informar que, mesmo respondendo ao seu comentário, com bastante atraso, resolvi transformá-lo em um post neste mesmo blog, com o mesmo título (Emergência x Celular), na expectativa de que um maior número de internautas tome conhecimento das valiosas informações que a Sra. me transmitiu.

Se quiser conferir a postagem acima, acesse este endereço:
http://norrivalduarte.blogspot.com/2010/10/emergencia-x-celular.html.

Grande abraço.