quarta-feira, 11 de março de 2009

Português é fácil

Pois é. U purtuguêis é muinto fáciu di aprender, purqui é uma língua qui a genti iscrevi ixatamenti cumu si fala. Num é cumu inglêis qui dá até vontadi di ri quandu a genti discobri cumu é qui si iscrevi algumas palavras. Im purtuguêis não. É só prestátenção. U alemão pur exemplu. Qué coisa mais doida? Num bate nada cum nada. Até nu espanhol qui é parecidu, si iscrevi muinto diferenti. Qui bom qui a minha língua é u purtuguêis. Quem soubé fala sabi iscrevê.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

O texto acima é do Jô Soares e está incluído na lição denominada “Linguagem oral – linguagem escrita”, do livro de português por sua vez denominado Idéias & Linguagens, de Maria da Conceição Castro, publicado pela Editora Saraiva com patrocínio do MEC. Trata-se, portanto, de um livro didático.

Intitulando o texto do Jô, encontramos a seguinte afirmação: “Português é fácil de aprender porque é uma língua que se escreve exatamente como se fala”.

Foi-me mostrado pela minha esposa Luísa Maria e não deixei por menos, como se comprova, publicando-o neste blog, para que as más línguas parem de xingar a minha progenitora quando, para escrever, passo as palavras na minha máquina de moer as próprias e virar tudo de bunda pro ar.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

I bibida prus músicus!

Nenhum comentário: