domingo, 5 de abril de 2009

Bacalhau à Lagareiro

Chegou a Semana Santa e todo mundo está preparado para os eventos corriqueiros anuais. Aqui em casa não podia deixar de ser diferente e a comilança ou já está preparada, como é o caso dos 30 kg de paçoca, dos 15 litros de canjica com amendoim, dos 15 litros de arroz doce com canela, dos 20 kg de cocada queimada, de uns 500 docinhos da ocasião, dos 10 kg de bacalhau originário de Aalesünd, Noruega e dos 20 litros de vinho branco, qualquer um que seja nacional, mesmo, lá da região de Bento Gonçalves, Caxias do Sul e adjacências, RS, que não ficam a dever muito pros melhores dos estrangeiros. Ainda bem que não estão previstas visitas: todo mundo alegou desculpa de viagem pro Caribe, o que nos alivia de despesas extras. Estão ficamos praticamente sós em casa, eu e a minha mulher.

Vou seguir uma receita portuguesa que copiei na Internet - e que achei interessante - para fazer o bacalhau de um dos dias desta semana, só porque existe brasa no ritual da sua execução. Então, vamu qui vamu!

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Bacalhau à Lagareiro ou, sendo mais original, bacalhau com batatas a murro

Este prato é originário dos alambiques de azeite lá de Portugal. Os lagareiros (pessoas que transformam a azeitona em azeite) confecionam este prato aproveitando as brasas da fogueira que aquece a caldeira do alambique.

Receita:

Previamente colocar batatas de tamanho médio/menor dentro das cinzas ainda bem quentes. Por norma, entre quinze a vinte minutos.

Depois de o bacalhau estar bem demolhado e de as batatas estarem assadas, colocar um pouco de alho partido em pedaços pequenos sobre as postas do bacalhau. Ajeitar as brasas e colocar o bacalhau sobre as mesmas até ficar dourado, com algumas partes quase queimadas. Virar as postas. Normalmente bastam dois minutos. Como já retiramos as batatas, vamos dar um murro nelas. Isso mesmo, mas de maneira a não ficarem completamente esborrachadas. Agora é só colocar as batatas e o bacalhau no prato, regar com azeite a gosto, umas pedrinhas de sal e vamos a isto.

Acompanhar com vinho branco seco bem fresco (gelado).

Em Portugal existem muitos restaurantes especializados na confeção desta apetitosa refeição.

Ai mãezinha! Ótimo para almoço ou jantar. É uma refeição leve desde que não regue com demasiado azeite.

Alternativas:

Para o caso de não ter brasas, pode sempre cozer as batatinhas sem tirar a casca. As postas de bacalhau podem grelhar num grelhador elétrico a carvão ou gás. Convém ser grelhador bem forte, pois o bacalhau não deve ficar muito tempo no calor para não secar. Rapidez é imperativa. 2 a 3 minutos de cada lado da posta.

Lembrar sempre que o bacalhau quer alho e azeite.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

- Receita copiada do blog PLATAFORMA SUPERIOR, cujo acesso é poraqui!

- Na confeção desta matéria, respeitei o original.

- Quer comprar bacalhau pela Internet? - Analise a oferta deste Super Lombo de Bacalhau GADUS MORHUA IMPERIAL sem pele e sem espinhas com 2,5 kg , por R$ 274,90, ou em 12X de R$ 29,02. Tá duvidanu? Clicaqui. Só prá conferir!

- I vinho branco (gelado) prus músicus!

(- Cacete! Não falei nada de festas religiosas, procissões, missas, ressurreição... Deixa pra lá! Na semana da Pátria faço a compensação!)

2 comentários:

RICARDO BLAUTH disse...

alo NORIVAL

ainda bem que não posso ir, senão terias que dobrar os itens comprados.

te cuida amigão

RICARDO garopaba BLAUTH

Norival R. Duarte disse...

Que pena que você não possa vir, Ricardo! A(s) festança(s) poderia(m) ser mais agradável(is) com a sua presença.

Mas não tem nada, não! Se você vier para estas bandas algum dia, você será meu convidado para um ou mais almoços.

Grande abraço e um bom restinho de semana pra você e sua família.

E uma ujótima Semana Santa também!