quarta-feira, 13 de maio de 2009

Hoje é dia dos Pretos-Velhos

No dia em que a Umbanda homenageia os Pretos-Velhos, que é a data em que foi assinada a Lei Áurea (Lei da Libertação dos Escravos), também homenageio os queridos Pretos-Velhos com foguetório virtual, muita fumaça de charutos e cachimbos e muita cachaça

Não se pode dizer que em sua totalidade esses espíritos são diretamente os mesmos Pretos-Velhos da escravidão, pois, no processo cíclico da reencarnação, segundo os crentes da Ubanda, passaram por muitas vidas anteriores e foram negros escravos, filósofos, médicos, ricos, pobres, iluminados, e outros. Mas, para ajudar aqueles que necessitam, escolheram ou foram escolhidos para voltar à Terra em forma perispiritual plasmada de Preto-Velho.

Outros, nem negros foram, mas escolheram como missão voltar nessa pseudo-forma. Esses espíritos assumem esta forma com o objetivo de manter uma perfeita comunicação com aqueles que os vão procurar em busca de ajuda.

Para muitos, os Pretos-Velhos são conselheiros mostrando a vida e seus caminhos; para outros, são pisicólogos, amigos, confidentes, mentores espirituais; para outros, são os exorcistas que lutam com suas mirongas, banhos de ervas, pontos de fogo, pontos riscados e outros, apoiados pelos Exus desfazendo trabalhos. Também combatem as forças negativas (o mal), espíritos obssessores e kiumbas.

Minha homenagem é estendida a todos os Espíritos que trabalham na Linha de Preto-Velho, na Linha de Yorimá e na totalidade da Corrente Africana da Umbanda!

Saravá Irmãos!

- - - - - - - - - - - - -

- Fonte: De um email recebido de minha amiga Francine Grossi;

- I bibida prus músicus!

Nenhum comentário: