quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Planeta gigante está sendo engolido pela sua estrela


Representação artística do WASP-12b: perto demais do seu sol (Imagem/ESA)

Um grupo de astrônomos das Universidades da Califórnia e de Beijing afirmaram que um planeta fora do Sistema Solar, batizado de WASP-12b, que orbita a estrela WASP-12, que fica na Constelação de Auriga, está sendo sugado por ela e, por isso, “morrendo”.

Disseram ainda que ele fica a 867 anos-luz da terra; que foi descoberto em 2008; que é extremamente quente (cerca de 2500 ºC); que é composto por gases; que tem 1,5 vezes a massa de Júpiter e que tem quase o dobro de seu tamanho, sendo, tal como este, composto por gases; que a sua alta temperatura e o seu tamanho está na curta distância entre ele e a sua estrela (apenas 1,6 milhões de quilômetros), o que faz com que o seu “ano” (tempo que um planeta demora para dar uma volta completa em torno do seu sol, ô Mané!) seja de apenas 26 horas.

Lembremo-nos que em relação ao Sol, a Terra fica a 150 milhões de quilômetros, Vênus a 108 milhões e Mercúrio a 58 milhões. Isso tudo é no mais ou menos.
O que os astrônomos descobriram agora e publicaram esta semana na revista científica Nature é que a força gravitacional dos dois, por estarem tão próximos, causa um fenômeno parecido com uma maré intensa. Se na Terra a maré faz com que os oceanos apenas avancem e se retraiam alguns metros, no WASP-12b ela tem dois efeitos: de um lado, ela causa seu tamanho exagerado (já que a força da gravidade causa fricções que fazem com que os gases se expandam) e, de outro, ela faz com que a estrela “sugue” gases da sua atmosfera, na razão de 6 bilhões de toneladas por segundo. “A previsão é que o planeta desapareça em 10 milhões de anos. Parece muito tempo, mas para a Astronomia é uma fração de segundo. Este planeta vai viver apenas 0,2% do tempo de existência da Terra até agora,” compara Shu-lin Li, dos Observatórios Nacionais Astronômicos da China, que liderou o estudo.

Fazer o quê, né? Pobrema do sistema solar deles! Eu é que não vou ficar esquentando a cabeça por causa desse arrancarabo interplanetário. Até porque a mamação da estrela deve durar 10 milhões de anos. Se fosse na próxima semana...

(Falta de assunto pra botar no blog é foda, fala a verdade, ô meu!)

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

- Fonte: Último Segundo iG (link)

- I bibida prus músicus!

Nenhum comentário: