segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Requiescant in pace


Esquisito o título deste post, não?

Espero apenas que o latim do Google esteja nos conformes!

Mas é isso mesmo! A partir de hoje e por todo o ano de 2011 relacionarei aqui o nome de pessoas falecidas, de conhecimento pessoal, ou não.

Será uma relação necrológica do registro das datas dos passamentos, à qual voltarei sempre que algum aprovado pela sua situação assim o permitir, num acréscimo de nomes na forma de updates.

A sua criação não nasceu por acaso. Comecei a bolá-la há 53 anos, seguramente, desde o dia que tomei a minha primeira cachaça no Bar do Dinho, no Lavapés, um dos bairros mais antigos da minha cidade, Resende. Éramos eu, o Joãozinho e o José Maciel.

De lá pra cá, foi uma série interminável de encontros em botequins por esse mundo afora, com muitas conversas, muita troca de idéias, algumas aproveitadas e a maioria simplesmente jogada fora ou esquecida, dependendo do estado etílico deste rabiscador.

Nesses encontros, sempre que a conversa corriqueira acabava, ou acaba, pois é um assunto que, esse sim, não morre, alguém pode soltar, na maior tranqüilidade, inopinadamente, um “- Coitado do fulano!”, e pronto: está aberto um novo portal de informações, cheio de surpresas, misturando lamentações e gozações, cheios de "- Óóóóhs!” ou de “- Já foi tarde!”.

Assim, para que me lembre e me torne o melhor narrador de desenlaces, nada como manter uma relação atualizada com os nomes dos que conseguiram se desfazer de seus nós de nós (Essa foi boa! Você entendeu?).

Para que você, visitante amigo, que continua vivo e queira se aproveitar da minha lista com os nomes daqueles que andaram nesta terra, cujas táboas já viraram na Curva do Cacete, vou deixar nos Meus Marcadores, na sidebar aí do ladim, o link "Aaaaah - eu não disse?", que será o primeiro entre todos os outros marcadores, só pra facilitar a sua procura.

Não pretendo fazer premonições, mesmo que o candidato a viajante esteja arrumando as malas, já na fase do sorococó, mas aviso: bateu as botas, tomei conhecimento, registro imediatamente a sua inclusão aqui no meu post.

Quando disse “sua”, não quis me referir a você, estimado internauta, mas, por circunstâncias do destino... Quem sabe? Afinal, quando todos nascemos, começamos a morrer!

E se for eu? Aí este necrológio parará com os registros, pois acredito que os meus filhos, mulher ou parentes não quererão a sua continuidade e sobre mim, todos dirão, tenho certeza: “- Sifu!”.

I vamu qui vamu!


01.01.2010 – Eliseu Resende, 81 anos, Senador do DEM por Minas Gerais, ex-Ministro da Fazenda. Estava internado desde o dia 30 de novembro em SP para tratar de um câncer no intestino, sendo vítima, porém, de quadro de insuficiência renal.

iG - Último Segundo

02.01.2010 – José de Ribamar Fiquene, 80 anos, ex-Governador do Maranhão. Segundo Nota do Hospital UDI, em São Luís, onde ele estava internado, Fiquene morreu em decorrência de uma parada cardiorrespiratória. Ele lutava há anos contra um câncer no pulmão.

iG - Último Segundo

02.01.2010 - Pete Postlethwaite, 64 anos, após um longo tratamento contra o câncer. Ator inglês de cinema e teatro, indicado ao Oscar em 1994 por seu papel em "Em Nome do Pai". Mesmo doente, continuou trabalhando durante os meses de tratamento. Estava internado em um hospital em Shropshire, interior da Inglaterra, na fronteira com o País da Gales.

Pete Postlethwaite, em “Os Suspeitos”


Foto: APPete Postlethwaite é beijado em Veneza por Sophia Loren, sua colega em "Desejo de Liberdade" (2002)
iG - Último Segundo
Aqui, mais informações sobre esse grande ator.

03.01.2010 - Gerry Rafferty, cantor e compositor escocês, aos 63 anos. A mídia britânica informou que Rafferty morreu em casa ao lado de sua filha Martha. Ele havia enfrentado problemas relacionados ao alcoolismo no passado e passou um tempo num hospital em Bournemouth, sul da Inglaterra, com insuficiência hepática, segundo a rede BBC.

Rafferty nasceu em Paisley, na Escócia, e tocou em muitas bandas antes de formar o grupo Stealers Wheel, em 1972. Entre seus sucessos dos anos 1970 se incluem "Baker Street" e "Stuck in the Middle With You".

Mais informações no iG-Último Segundo, aqui.
Foto: Getty ImagesGerry Rafferty e Joe Egan, do Stealers Wheel, em foto de abril de 1974


05.01.10 - Lily Marinho, de falência múltipla dos órgãos, aos 89 anos. Viúva do empresário Roberto Marinho, fundador das organizações Globo, estava internada desde o dia 13 de dezembro no Rio.

Foto: Agência O Globo

Nascida na Alemanha, registrada na Inglaterra e educada na França, Lily Monique Lemb, seu nome de batismo, ficou noiva aos 17 anos logo após ser coroada miss Paris. Mudou-se para o Rio de Janeiro com seu então marido, o jornalista e fazendeiro Horácio Gomes Leite de Carvalho Filho. Com ele teve um filho, que morreu aos 26 anos em um acidente de carro. Meses depois adotou João Baptista, na época com pouco mais de um ano.

Já viúva, após 45 anos de casamento, reencontrou Roberto Marinho, a quem conhecera 40 anos antes durante um jantar. Em setembro de 1991 se casaram e ficaram juntos até 6 de agosto de 2003, data da morte do empresário.

Lily Marinho deixa um filho, João Baptista, quatro netos, Phillipe, Gabriela, Anthony e João Victor, além dos três enteados, filhos de Roberto Marinho - Roberto Irineu, João Roberto e José Roberto.

Para mais informações sobre Dona Lily Marinho, veja no blog do iG-Último Segundo, aqui.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

- Oremus!
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Update 26.01.2011
Bernd Eichinger, cineasta, de "O Nome da Rosa", aos 61 anos, de um ataque cardíaco, em Los Angeles, onde vivia, enquanto jantava com parentes e amigos, na terça-feira, segundo disse a sua produtora Constantin Media em nota.
Reuters 25/01/2011

Foto: Reuters
O cineasta alemão Bernd Eichinger, foi diretor de sucessos como "Resident Evil" e "O Nome da Rosa”. Seu trabalho incluiu dramas como "Eu, Christiane F.," de 1982, história real de uma adolescente alemã viciada em drogas, a fantasia "História Sem Fim" e o thriller medieval "O Nome da Rosa," com Sean Connery, baseado no romance homônimo de Umberto Eco.

Seu perturbador "O Perfume" (2006), baseado num romance de Patrick Sueskind, conta a história de um jovem com olfato superapurado, que comete um homicídio ao buscar o perfume perfeito. Como roteirista, Eichinger foi indicado ao Oscar em 2004 por "A Queda", que retrata os últimos dias de Adolf Hitler no seu bunker em Berlim.

O filme, do qual ele também foi produtor, quebrou um tabu entre os cineastas da Alemanha do pós-guerra, temerosos de humanizarem a figura do ditador nazista ao fazê-lo ser interpretado por um ator. Até então, os filmes alemães tendiam a só mostrar Hitler em imagens reais de arquivo. Eichinger também tratou do tema da guerrilha esquerdista Fração do Exército Vermelho, em seu filme "O Grupo Baader Meinhof" (2008).

- Fonte: iG-Último Segundo (link).

- Oremus!
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Espaço reservado para o próximo update.
- Quem será?

Na roda de bate-papo do meu botequim, no Bar & Snooker Manejo, em Resende, aguarda-se a virada na Curva do Cacete de mais dois brasileiros famosos para logo, logo.

Um dos dois deve ser o próximo a ser registrado aqui. Talvez um logo depois do outro, sem ordem de preferência, pois o espaço aqui é democrático!Aguardemus!
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Outro update em 26.01.2011

John Herbert morre aos 81 anos
Internado desde o dia 5 de janeiro no HCor, em São Paulo, John Herbert, ator, faleceu às 12h30 de ontem, quarta-feira (26/1), em decorrência de um enfisema pulmonar.

O ator deu entrada no hospital com um quadro de insuficiência respiratória, mas não chegou a ir para a UTI. De acordo com a assessoria do hospital, a família, que não quer falar com a imprensa, permanece no quarto onde John Herbert esteve internado e faleceu.

Com 81 anos, o ator participou de diversas tramas globais. A última delas foi “Três Irmãs”, em 2008.

Casado com Claudia Librach, John Herbert também teve uma união com a atriz Eva Wilma e, ao lado dela, fez muito sucesso no seriado “Alô, Doçura” em 1950.

Atuou em dezenas de filmes, peças e novelas como “Que Rei Sou Eu?”, “Plumas e Paetês”, “o Dono do Mundo” e “Perigosas Peruas”.

John também trabalhou como produtor e fez parte da direção de “Cortinas de Vidro”, novela transmitida pelo SBT em 1990.

(Leia mais aqui, na iG, e veja algumas fotos do John Herbert.)

Oremus!


= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =



Update em 30/1/2011

Morre em São Paulo a atriz Georgia Gomide

Geórgia Gomide morreu vítima de uma infecção generalizada na madrugada do último sábado (29), aos 73 anos, no Hospital Sancta Maggiore, no Paraíso, zona sul de São Paulo, onde estava internada desde a última terça-feira (25).

Foto: AE

Georgia Gomide estava afastada da televisão desde 2005, quando atuou em "Malhação".

Georgia, cujo nome verdadeiro era Elfriede Helene Gomide Witecy, participou de novelas como "Quatro por Quatro", "Uga Uga" e "Mico Preto", das minisséries "O Tempo e o Vento" e "Anos Rebeldes", além de uma dezena de filmes. Na telinha, seu último trabalho foi na novelinha teen "Malhação", em 2005, como Mamma Francesca.

- Confira na minha fonte, aqui, na iG-Último Segundo.

- Oremus!

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =


Update em 30/1/2011

Morre no Rio ex-ministro da Previdência Raphael de Almeida Magalhães

Advogado, que foi vice-governador da Guanabara na gestão Carlos Lacerda, teve mal súbito na noite de sábado, em casa, aos 80 anos.

Dono de uma longa trajetória política no âmbito estadual (Rio de Janeiro) e federal, Raphael de Almeida Magalhaes integrava o Conselho de Administração do grupo EBX, do empresário Eike Batista.

- Confira na minha fonte, na iG-Último Segundo, e saiba mais sobre a sua trajetória política.

- Oremus!

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Nenhum comentário: