sábado, 19 de março de 2011

Tonight's the BIG Night - Here Comes Supermoon!


Olha lá no céu: é um pássaro, é um avião, éééé... Supermoon! Isso é o que você verá quando olhar para o céu esta noite na direção do leste, lá onde a Lua nasce. Será um espetáculo difícil de se perder, desde que se tenha um céu claro!

Nesta noite astronômica especial, a lua cheia estará no que se chama de perigeu lunar, a maior aproximação em sua órbita ao redor da Terra, mas, neste caso, ela terá a sua maior proximidade de nós em 18 anos.

Com o nosso vizinho satélite programado para iluminar o céu a partir de apenas 221.567 milhas de distância, alguns estão se perguntando se sua proximidade causará algum problema inesperado para nós.

Todos sabemos que a força gravitacional da lua sobre o nosso planeta afeta as marés dos oceanos. Mas com uma tal proximidade, será que algum aumento da maré desencadearará outros possíveis problemas, como terremotos, tsunamis?

De acordo com John Vidale, um sismólogo da Universidade de Washington, em Seattle, não será percebido nada de diferente no perigeu lunar desta noite. "É algo que não produzirá nenhum efeito e é tão pequeno que você não perceberá coisa nenhuma."

Aviso aos que seguem horóscopos: o astrólogo Richard Nolle, que reivindica o termo "Supermoon” em seu site Astropro, concorda com a maioria dos cientistas de que o evento desta noite não é susceptível de fazer a Terra tremer e não será o caso do inferno cair sobre todo o mundo. "

"O pior que pode acontecer, se é que algo de pior relativo a essa aparição da Lua pode acontecer, é que você acabará com um estoque de pilhas novas e velas e levar de volta para casa alguns pacotes de latinhas de cerveja, alguns sanduiches ou mesmo um pouco de farofa com frango que a sua sogra fez. Talvez até um tanque meio cheio de combustível, se o tempo fechar e você houvesse resolvido apreciar o fato do alto de uma serra distante. E, ainda uma sacola de supermercado para guardar cocôs empacotados, caso você suba a serra, e para a circunstância de aparecer uma diarréia inesperada e incontrolável, justo no momento do início do filme!".*

Pelo menos, glória, glória, aleluia, quando a lua nascer, acontecerá, provavelmente, uma boa oportunidade para fotos!

• Este parágrafo sofreu alguns adendos pertinentes em relação ao original e que julguei interessantes de acrescentar, em razão da confusão que o meu tradutor eletrônico fez ou da insufiência de concomitâncias no texto.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

- Fontes; Blog AOLnews.com (link).

- I bibida prus músicus!

Nenhum comentário: