segunda-feira, 25 de junho de 2012

Novos visuais para a minha mesa

Dia desses, recebi um pps da minha amiga Rosani N. Gomes com 77 imagens sobre novos arranjos de pratos para serem levados à mesa, cada um mais inusitado do que o outro.

São idéias de arranjos diferentes daquilo que faço atualmente, com ingredientes usados no nosso cotidiano e que, com apenas um pouco de paciência e criatividade, podem apresentar e modificar o visual de uma salada ou um prato de refogado trivial, por exemplo.

Escolhi oito dessas fotos - que foram mais com o meu gosto - para apresentar neste blog, com algumas observações petulantes pessoais minhas, já que o pps recebido nada mais contém sobre as mesmas, tampouco nenhuma observação sobre os autores delas. Então, lá vai:

Parece pepino cru recheado com filé de atum, também cru, mais um molho branco qualquer da cozinha. Alterarei para abobrinha italiana cozida à chinesa (vou deixá-la crocante), recheada com presunto e maionese. Se a grana estiver curta, usarei mortadela, mesmo!

Será maionese ou salpicão enfeitados com pepino? Não importa! Farei um ou outro enfeitados por abobrinha italiana cozida à chinesa.

Salame recheado com maionese ou salpicão. Como o salame é umas 3-4 vezes mais caro do que o presunto e umas 5-6 vezes mais do que a mortadela, dá pra pensar em fazer um estoque de alguns quilos desta para preparar este acompanhamento.

Essa do ovo é legal, só que farei um 8 (oito), utilizando 2 pauzinhos.

Servirei o ovo dianssim!

Muito legal essa traquinagem, com pimentão recheado de salpicão ou de maioneze. Quem não quiser a pimenta, descarte-a; se não gostar do pimentão, descarte-o também. Em todo caso, servirei em separado uma tigela só com a maionese ou com o salpicão. Mas fora dessa tigela, farei com pimentões verdes, vermelhos e amarelos.

No dia em que eu estiver com preguiça de fazer a massa para uma torta, apelarei também para o repolho – ou couve, ou taioba (desta, tenho uma floresta no meu quintal!). O recheio será escolhido na hora.

Farei esse belengo como sobremesa qualquer dia desses, mas talvez não seja com kiwi: penso em rodelas de abacaxi ou de melancia...

- - - - - - - - - - - - - - -

- I bibida prus músicus!

Nenhum comentário: