domingo, 22 de julho de 2012

Novo avião presidencial pode ser similar ao Air Force One

White House - Air Force One usado pelo presidente Barack Obama

A presidenta Dilma Rousseff quer um avião maior, consistente com o crescente poderio político e econômico do Brasil e está em conversas com a Boeing para adquirir um novo avião presidencial, similar ao modelo 747, batizado pela Casa Branca de Air Force One e usado pelo Presidente Barak Obama, disseram quatro fontes à Reuters sob condição de anonimato.

                                      
Atualmente, Dilma usa um Airbus A319 que foi comprado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2004. No entanto, a aeronave é incapaz de realizar longos percursos e teve de realizar duas paradas para abastecimento durante a viagem da presidente à Índia, em março, disseram as fontes.

"Presidentes brasileiros irão viajar à Índia e à China uma vez por ano todos os anos a partir de agora, e não devemos ter que fazer paradas como esta", disse uma das fontes.

E tem mais: as ambições políticas e econômicas do Brasil cresceram desde então. O Produto Interno Bruto brasileiro superou o da Grã-Bretanha em 2011, e sua influência cresceu em fóruns internacionais e em outros mercados emergentes, especialmente em países africanos.

O Airbus A319 tem uma autonomia de 3.740 milhas náuticas, segundo o site da companhia na Internet. A distância de voo entre São Paulo e Nova Délhi é de aproximadamente 7.800 milhas náuticas. (Leia mais, aqui, na iG - Internet Generation)

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A Presidenta Dilma pode até estar achando o Airbus A319 muito da mixuruca, equipado com apenas dois motores e não pode ver pista de pouso que pára para abastecer.

O Boing 747, apresenta velocidade de cruzeiro de aproximadamente 913 km/h e autonomia de voo de 14 815 km (alcance intercontinental); tem quatro motores: há mais segurança em caso de pane de um ou mais deles; as viagens presidenciais serão do tipo bate-e-volta - sem paradas; por ser bem maior do que o AIRBUS A319, as ministras – muitas, que viajam com a presidente - terão salões de beleza à vontade para se empetecarem nos futuros passeios no novo grande jato.

O jatinho de Lula deve ter vindo de um estalo que deu na cabeça dele, quando se lembrou das suas difíceis jornadas de ônibus do tempo em que trabalhava como metalúrgico, com dezenas de paradas da casa à fábrica e viceversa. Então, as paradinhas que o AIRBUS A319 tanto faz jamais o incomodaram. Mais: nas suas viagens no AeroLula, a Dona Marisa era praticamente a única ocupante do sexo feminino. Pra quê um salão de beleza só pra ela? Então, pra quê um baita avião? O quê o povo ia dizer?

Até hoje, metem o pau no Lula por causa dessa compra, que custou a bagatela de US$ 57 milhões. O novo jato turbinado da Dilma deverá custar uns US$ 300 milhões. Leiloando o AeroLula logo depois da compra do AeroDilma, poder-se-á amealhar uns US$ 7 milhões pelo beberrão. Quando leiloarem o AeroDilma, logo depois que ela deixar o poder ao final deste mandato, poderão amealhar uns US$ 30 milhões. Se ela repetir a dose, com mais quatro anos de puder, o AeroDilma poderá ser leiloado por uns US$ 10 milhões. Onde se perde mais? Será que os meus números e as minhas contas estão certas?

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- I bibida prus músicus!

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