domingo, 4 de novembro de 2012

Trabalho duro - 04

A figura desse garotinho carregando água me faz lembrar de uma situação semelhante que ocorria e que eu observava quase todo dia na minha cidade, de segunda a segunda, lá pela década de 1950, quando eu também era uma criança.

O fato era que pessoas do Bairro do Alto dos Passos, situado num dos morros mais altos da cidade, desciam a pé de lá até ao bairro contíguo, chamado de Centro (hoje denominado Centro Histórico), perto de onde eu morava, e vinham até ao local onde se encontrava o prédio que comportava a prefeitura, a câmara municipal, a cadeia e o tribunal do júri. Assim mesmo, tudo junto, mas com as suas respectivas divisões.

Vinham para apanhar água numa única torneira que existia ao lado desse prédio, para o quê tinham sempre que enfrentar uma razoável fila. Ali enchiam suas vasilhas e latas de 20 litros, estas as mais utilizadas, que, a seguir, de volta, eram levadas nas mãos ou nos ombros, na dura tarefa de, agora, subir o morro com a preciosa carga.

Era um vai-e-vem de pessoas nesse afã, o dia inteiro. Sem medo de errar, 90% dos carregadores eram de mulheres.

Mais tarde, não sei quando, mas ainda nessa década, acredito, a água encanada chegou lá em cima e aquele vai-e-vem de pessoas, com o seu sofrimento e a sua carga, acabou.

Hoje, o mesmo prédio, tombado como monumento histórico do município, comporta a Biblioteca Municipal.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

- Imagem recebida com um email da amiga Luiza Maria Maneiras.

- I bibida prus músicus!

Nenhum comentário: