sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Notícias da aviação desta semana

A coisa anda quente no mundo dos aviões nesta semana, senão vejamos:

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Embraer faz acordo de US$ 4 bi com Republic Airways e ações disparam
Operação prevê a venda de 47 jatos modelo 175 (foto acima) e inclui opções de compra para 47 aviões adicionais do mesmo modelo.

O anúncio do acordo feito ontem fazia as ações da companhia brasileira dispararem mais de 8%, enquanto o Ibovespa mostrava variação positiva de 0,27%. Leia mais, aqui.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Ação da Bombardier cai após grande pedido por jatos da Embraer

Após a confirmação da notícia anterior, as ações da Bombardier chegaram a cair 2% na bolsa de valores de Toronto. Às 16h05 (horário de Brasília), o papel recuava 1,2%, para 4,08 dólares canadenses, num dia de mercado em alta. Leia mais aqui.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Enquanto isso, continua a lengalenga do avião Boing 787 Dreamliner por causa de falhas ocorridas durante alguns vôos do mesmo.

Com isso, a Administração Federal de Aviação, autoridade nacional do setor nos Estados Unidos, ordenou que todas as companhias aéreas americanas mantenham os aviões Boeing 787, Dreamliner, em solo temporariamente, ou seja, esses aviões estão impedidos de voar.

A decisão ocorre após duas companhias aéreas japonesas, All Nippon Airways e Japan Airlines, suspenderem o uso do Dreamliner por causa de uma falha ocorrida durante um voo na quarta-feira (16/01). As autoridades aeroportuárias japonesas confirmaram que houve um problema em uma das baterias de lítio. A agência alegou a nececessidade de o fabricante da aeronave, a Boeing, demonstrar a segurança das baterias de lítio do Dreamliner. Antes do anúncio das medidas americanas, as ações da Boeing, já haviam caído 2%. Leia mais, aqui.

Isso dará um prejuízo do piru pra Boing, que será obrigada a jogar a toalha e a indenizar a All Nijppon Aierways e a Jajpan Aierlines.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Como a semana ainda não acabou e se isso tudo não bastasse, as violentas nevascas no hemisfério norte obrigaram ao cancelamento de 500 voos, só no Aeroporto de Heathrow, em Londres, na Inglaterra, no último sábado (19.01), transformando-o num verdadeiro campo de refugiados. Veja a imagem abaixo e leia mais, aqui.
No restinho do mundo onde costuma cair neve, a situação não foi ou não está nada diferente!

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Pelo menos nenhum desastre sério ainda ocorreu nesta semana em todo o mundo. Aleluia!

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

- I bibida prus músicus!

Nenhum comentário: