quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Rodrigueando por aí

Algumas frases de Nelson Rodrigues (Recife, 23.08.1912 - Rio de Janeiro, 21.12.1980), jornalista e escritor brasileiro, tido como o mais influente dramaturgo do Brasil, selecionadas entre dezenas que o meu amigo José A. S. me enviou por email. Leia mais, aqui.

- - - - - - - - - - - - - - -

"Qualquer indivíduo é mais importante que toda a Via Láctea." (Sentiu uma coçadinha na espinha, hem?)

"O mundo é a casa errada do homem. Um simples resfriado que a gente tem, um golpe de ar, provam que o mundo é um péssimo anfitrião. O mundo não quer nada com o homem, daí as chuvas, o calor, as enchentes e toda sorte de problemas que o homem encontra para a sua acomodação, que aliás, nunca se verificou. O homem deveria ter nascido no Paraíso."

"O povo é um débil mental. Digo isso sem nenhuma crueldade. Foi sempre assim e assim será, eternamente." (Assim sendo, aprendam a me aturar!)

"O marido não deve ser o último a saber. O marido não deve saber nunca."

"O presidente que deixa o poder passa a ser, automaticamente, um chato." (Vide FHC, vide Lula.)

"Em futebol, o pior cego é o que só vê a bola. A mais sórdida pelada é de uma complexidade shakesperiana. Às vezes, num córner bem ou mal batido, há um toque evidentíssimo do sobrenatural."

"Eu não sou ninguém para dizer certas coisas, mas o bom no brasileiro é que ele, sem saber de nada, diz coisas horrendas."

"O brasileiro é um sujeito que gosta de fazer farra, é um desses que, em pleno velório, põe a mão na viúva."

"O que atrapalha o brasileiro é o próprio brasileiro. Que Brasil formidável seria o Brasil se o brasileiro gostasse do brasileiro."

"O carioca é esse sujeito fascinante só na base dos defeitos que tem."

"Diga-se de passagem que eu considero o brasileiro o maior sujeito do mundo. O europeu já está esgotado. O europeu tem na casa dele pires de mil anos, escadas de mil anos. Tudo é velho pra burro. Já com o brasileiro é inteiramente diferente."

"O brasileiro não está preparado para ser "o maior do mundo" em coisa nenhuma. Ser "o maior do mundo" em qualquer coisa, mesmo em cuspe à distância, implica uma grave, pesada e sufocante responsabilidade!”

"É trágica a falta de imaginação da paisagem no país desenvolvido. O desenvolvimento é burro, ao passo que o subdesenvolvimento pode tentar um livre, desesperado, exclusivo projeto de vida."

"Nós, da imprensa, somos uns criminosos do adjetivo. Com a mais eufórica das irresponsabilidades, chamamos de "ilustre", de "insigne", de "formidável", qualquer borra-botas."

"A grande vaia é mil vezes mais forte, mais poderosa, mais nobre do que a grande apoteose. Os admiradores corrompem.”

"Acho a velocidade um prazer de cretinos. Ainda conservo o deleite dos bondes que não chegam nunca.”

"Sem sorte, não se chupa nem um chica-bom. Você pode engasgar com o palito ou ser atropelado pela carrocinha.”

"Só acredito nas pessoas que ainda se ruborizam."

"Pode-se identificar um Tricolor entre milhares, entre milhões. Ele se destingue dos demais por uma irradiação específica e deslumbradora."

“O Flamengo tem mais torcida, o Fluminense tem mais gente.”

"Se o Fluminense jogasse no céu, eu morreria para vê-lo jogar."

“Supõe-se que todas as alegrias se parecem. Mas a verdade é que a alegria rubro-negra não se parece com nenhuma outra. Não sei se é funda, ou mais dilacerada, ou mais santa. Só sei que é diferente.”

- - - - - - - - - - - - - - -

- I bibida prus músicus!

Nenhum comentário: